quinta-feira, 28 de julho de 2011

O uso de jogos em sala de aula como recurso didático

 É fato que muitos professores detestam a ideia de usar qualquer artifíco didático em suas aulas de matemática. Talvez pelo fato de não saberem manusear ou simplesmente por medo de sairem do seu metodo tradicional. Também é verdade, que se esse método estivesse dando certo , não teríamos tantos alunos com muitas dificuldades em matemática. A iniciação da discilplina, é de tamanha importancia logo nos anos iniciais de escolaridade. Penso que as formandas em Pedagogia ou  em Formação de Professores, poderiam dar mais ênfase a matemática e se especializarem mais  para que não tenhamos alunos que saem do 5º ano sem saber as quatro operações. Os docentes mais experientes podem concordar com essas afirmativas. Então, eu adoto três métodos, que unidos fazem muita diferença. Um : o tradicional mais elaborado, ou seja, eu dou uma incrementada nele...finjo que não sei muita coisa e vou meio que me fazendo de boba para que os alunos pensem um pouco e me deem algumas respostas, algumas formas de chegar ao resulatdo. Dois: eu dou a eles jogos que me favorecerão no raciocínio para o fim que desejo chegar. Três: agora não tem para onde fugir....kkkkk, passo uma lista de exercícios que varia  crescentemente a dificuldade.... kkkk. MATEMÁTICA É TAMBÉM EXERCITAR , PARA SE CHEGAR A PERFEIÇÃO....

Nenhum comentário:

Postar um comentário