quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Uma questão Oriental

           Mais uma vez, O Enem não iria deixar o aluno zerar em matemática. Essa questão foi realmente muuuuuuuuuuuuito fácil. A geometria espacial é contemplada em escolas particulares e nas escolas públicas é difícil ela ser dada. Nem a geometria plana é dada até o fim , quem dirá a espacial, que os professores falam que mal dá tempo de dar a álgebra toda. Pra falar a verdade, precisamos daqueles dois tempos que nos foram tirados. Precisamos de 6 tempos de matemática novamente e URGENTE!!!!!!!!!.
           Vamos observar a questão abaixo e ver que essa aí foi dada...foi mamão com açúcar....


Sabemos que não é uma pirâmide , pois sua base ( vamos pensar nessa sombrinha sem o cabo e coloque-a sob a mesa.....Isso na sua mente...pense...) não é um triangulo, não é um quadrado (NÃO É BASE TRIANGULAR, NEM QUADRANGULAR...). Não é uma semiesfera , pois, não tem uma esfera aí cortada ao meio, nem nada parecido com isso... Não é um cilindro, pois um cilindro se parece com aquele rolinho de papel higiênico, com uma lata de óleo...e também não tem nada disso aí....Também não tem um tronco de cone, que é um pedaço do cone ( a parte de baixo...)..., Então somente nos restou afirmar que isso aí é um CONE....MEIO QUE ABERTO, MAS, É UM CONE....
                                                    Então é isso.... bjo bjo bjo

Uma questão do Enem que parece mais do Ensino Fundamental ( perímetro e área)

        Este fim de semana ( 22e 23/10/11) fizemos mais uma maratona de questões do Enem. Podemos verificar que mais uma vez a prova englobou questões muito fáceis e muito confusas para quem não as soube interpretar. Os enunciados eram muito grandes e cansativos. Verifiquei uma questão, que seu conteúdo é do ensino fundamental e muitos alunos tiveram a distração de errá-la devido à falta de atenção ou pode ter sido a dor na vista de tanto ler. Na minha opinião , a prova deveria englobar conhecimenos matemáticos e não fazer com que o aluno faça contas inúteis. 

Vamos comentar a questão abaixo:


Esta questão é muito fácil, porém , se não prestar atenção , ocorrerá que não perceberá uma informação muito importante. A primeira informação é que a prefeitura somente disponibiliza 180 m de tela para cercar a praça.


E que precisa optar pelo terreno de maior área, sendo que os terrenos tem o formato retangular. observe que temos várias opções de terreno. Precisamos primeiro observar que temos um terreno quadrado, pois, suas medidas dos lados são iguais, então a opção do terreno 2 está descartada, nos sobrando assim 3 opções. Observando o terreno 5, podemos ver que seu perímetro é superior a 180 m de tela, então , vamos descartar também a terreno 5. Agora vamos fazer algumas continhas:
Terreno 1: perímetro =55+55+45+45=200m , o que nos faz descartá-lo também , pois somente temos 180 m de tela. Terreno 3: perímetro= 60+60+30+30= 180m...ôpa...temos 180 m de tela, que bom...
agora vamos ao Terreno 4: perímetro= 70+70+20+20= 180 m de tela...que beleza...

E agora temos um problema, pois, o aluno que não prestou atenção vai concluir que a questão tem 2 opções de resposta...Eu digo isso, porque apliquei a prova e muitos alunos levantaram seus dedinhos reclamando sobre essa questão. E eu não poderia falar nada, somente disse: leia com muita atenção!!!!!!!!!!
A informação que me leva à resposta correta é : OPTAR PELO TERRENO DE MAIOR ÁREA.  Então faremos os cálculos das áreas dos terrenos que me deram como resposta 180m de perímetro.
Terreno 3: área=60X30 =1800m², Terreno 4: área= 70X20=1400m².

Então, com certeza, mais que absoluta o terreno de MAIOR ÁREA E QUE TEM 180M DE PERÍMETRO É O TERRENO 3.
   Viram que ótima questão....
   Boa sorte aos amigos... bjo bjo bjo