terça-feira, 2 de agosto de 2011

Agosto é mês do Folclore. E o que a matemática tem com isso???

 Matemática e Folclore .... E como sempre eu consigo ver matemática onde talvez nem exista, mas eu teimo em afirmar que esse tema pode nos dar boas atividades, sem falar na Interdisciplinaridade e contextualização do tema em matemática. A preocupação em unir matemática e literatura, é a crescente dificuldade dos alunos lerem um problema e  não saberem interpretar. Se não conseguem fazer isso, não conseguem resolver questões que cada dia se tornam mais frequentes. Como afirmativa , temos os modelos das provas do ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio). Para o professor que já teve em mãos uma deliciosa provinha dessa, sabe do que eu falo. A prova é texto purinho e muitos alunos ficam perdidos, pois, não conseguem entender o enunciado das questões.  Não que o tema Folclore vá cair no ENEM, nem questões parecidas....mas é de extrema importância irmos preparando nossos alunos para textos mais elaborados. E já que estamos no mês do Folclore, vamos lá!!!!!!   E folheando este livrinho muito legal, que talvez muitas escolas já o possuam e mesmo que não o tenham , podem usar várias lendas para retirar algumas ideias para seus conteúdos em matemática. Para início de conversa, logo eu vi uma cena muito legal para nossos menores. A lenda do Bicho -papão. se perguntarmos a nossos alunos , quais disciplinas eles consideram o bicho-papão em sua vida, eles certamente dirão : matemáticaaaaaaa!!!!!!!!!!!  Assim como o personagem Robert do livro O Diabo dos Números, que via a matemática como um bicho, nossos alunos também a consideram a disciplina de maior preocupação. Mas podemos reverter esse mito com muita criatividade e mais que tudo : AMOR pela profissão. Não entraremos na questão financeira que isso envolve, ok? Somos educadores e pronto. É dom e pronto acabou, senão seríamos algo que nos rendesse mais dinheiro...kkkk
  Com a lenda do Bicho- papão podemos trabalhar o medo, a auto-estima e fazermos uma aula introdutória de retorno às férias. aquela aula chata de sempre perguntar:  O que voce fez nas férias??, Desenhe o que você fez, ilustre suas atividades. Podemos ir além e começar uma conversa, usando a lenda para um grande papo entre nós. O interessante não é saber o que seu aluno fez, mas sim saber como ele se sente com determinado bicho-papão. Mesmo que ele não cite a matemática, depois de todos falarem ou escreverem em seus cadernos algo sobre a lenda, podemos convertê-la para a matemática iniciando a conversa assim: Pois bem , meus amadinhos, a matemática é bicho-papão para muitos  e quem sabe apartir de hoje poderemos mudar isso e transformá-la numa  amiga de todas as horas e olhá-la com outros olhos. Além disso, estaremos trabalhando produção textual e isso também é muito importante para nossos alunos. Na lenda da Bruxa, eu vi muita coisa a ser trabalhada. Para a Bruxa fazer determinada porção ela necessita juntar em seu caldeirão muitos ingredientes. Podemos dizer que a porção é uma expressão algébrica e seus ingredientes as incógnitas. Por exemplo: Uma porção da Inteligência Eterna tem a seguinte receita, visto que o ingrediente seguinte tem a medida do dobro do primeiro ingrediente. ( Você, com sua criatividade pode inventar varias porções e pedir que determinem a expressão algébrica da porção). eu inventei essa, kkkk. Voltando aos ingredientes:
observe a figura ....
E sabemos que uma porção é uma receita e trabalhar com receita nos dá muitas opções...podemos trabalhar frações, podemos pedir para triplicar a porção para todos os alunos da sala sabendo que cada porção dá para tantos alunos beberem. E assim vai...basta um pouco de criatividade e saber o que você deseja melhorar em sua turma, usando as lendas a seu favor. Na lenda da Cobra Grande, eu achei um conteúdo muito legal. A lenda não diz exatamente quanto de leite a cobra precisava beber para o encanto ser desfeito para libertar o pobre rapaz da maldição. Podemos perguntar assim: Ele precisava beber 6 litros de leite. Sabendo que cada jarra contém 500ml de leite, quantas jarras o rapaz terá de beber para o encanto ser desfeito? O que é isso? Regra de três, Razão e proporção e ainda podemos trabalhar Capacidade/transformação de medidas. Assim: sabendo que o volume interno da  jarra de leite é de 3.500.000 cm³. quantos litros de leite cabem na jarra ?

Estas são somente algumas poucas ideias que podem gerar outras e mais outras e infinitas. Vai depender da sua necessidade, onde você deseja chegar com sua turma.  A lenda que vem agora é muito conhecida... a lenda do Curupira, aquele ser encantado que tem os pés viradinhos e protege a natureza. Nesta lenda eu verifiquei muitos conteúdos. Um deles foi trabalhar ângulos/graus, visto que os pés do curupira são virados para trás. Ora , a lenda diz que são assim. Ela nos faz pensar que tanto o pé direito , quanto o esquerdo tiveram uma "viradinha" de 180° cada um. Agora, supondo que usemos somente uma perna do curupira, qual o ângulo formado com o pé virado? Se pudéssemos girar o pé dele por 90°, qual a posição do seu pé? como o curupira teria os pés se ambas as pernas pudessem girar tantos graus? A atividade poderia ser usada com transferidor, ou somente desenhada no quadro.
Este também foi tirado da lenda do Curupira, basta você dar uma incrementada. Pode ser feita a seguinte pergunta: Os caçadores podem caçar mediante as regras que o Curupira fixou para a preservação da fauna e da flora. (E você ainda pode colocar mais dificuldade ainda...kkkatividade pode ser dada como desafio valendo pontinho,  como incentivo é claro!!!!!!

Na lenda da Gralha Azul , achei também alguma coisa para trabalhar com área, medidas de comprimento/agrárias/área , perímetro, regra de três, multiplicação e muitas coisas. A lenda por ser muito simples, sem muitos detalhes , nos facilita a abrangência dos conteúdos. A lenda diz que ela gosta de comer pinhão, mas algumas ela planta  com muito cuidado, ela coloca a parte fina para cima para que não apodreça. E dizem que um caçador aprendeu a lição de nunca mais caçar Gralha Azul, pois, quase perdeu sua arma e sua vida. O que pode ser sugerido inicialmente é a seguinte pergunta, trabalhando com área. Se um terreno com 20.000m², fosse plantadas árvores de pinhão, qual o espaçamento que a Gralha Azul teria de dar entre as sementes para que fossem plantadas 500 árvores?. Mais um : A Gralha Azul conseguiu juntar 4 dúzias de sementes de pinhão e voou para um terreno de 1ha ( 1hectare= 1hm² =10.000m²). Com um espaçamento entre as sementes de 50m, quantas sementes ela conseguirá plantar? sobrará alguma semente?
Os problemas podem ser desenvolvidos do seu jeito.  Aqui , eu sou apenas uma colaboradora de ideias . Mesmo que você não tenha este livrinho, isso não importa, mas agora você já sabe que nessas lendas você pode encontrar muitas coisas para seu plano de aula. Ainda postarei muito mais sobre lendas. Tem a lenda da Mandioca, a lenda da Sereia, a lenda da História de Chico Rei, a lenda dos Diamantes. Em todas elas ainda há conteúdos muito legais para nossas aulas. Boa sorte e aproveite!!!!!!!!!
 Como prometi , estou aqui com mais uma lenda que eu vi matemática...e podem acreditar, tem mesmo!kkk A Lenda da Mandioca , todos devem conhecer, caso não saibam é uma boa hora de contar aos alunos e aproveitá-la para alguma coisa. A contextualização dos conteúdos é minha maior preocupação. É claro que devemos passar listas de exercícios para nossos alunos. Mas também devemos ter em vista os novos modelos de provas que serão cobrados futuramente. Voltando a lenda da mandioca, reza a lenda que uma indiazinha nasceu branquinha e com os cabelinhos bem pretinhos,colocaram seu nome de Mani, mas uma noite ela dormiu e não acordou. Toda a tribo ficou muito triste, não sabendo por que tupã a tinha levado. Agora vem a parte boa...enterraram Mani bem no "meio" da oca. Caramba, quando eu li essa palavra, pronto: "meio"!!!!!!!! Foi mágico...kkkk, eu pensei: tem matemática aí, eu posso fazer muitas coisas com essa lenda! Que beleza.
Então vamos aos conteúdos. A simples palavra "meio" nos remete, nos dá a ideia de ponto, equação da circunferência,  trabalhar nosso amado PI. Bem, se enterraram Mani, bem no meio da oca, também nos mostra que uma oca tem formato circular. Citarei um exemplo básico e bem simples que você pode dar uma melhorada...: Supondo que a oca onde Mani foi enterrada, tenha aproximadamente 30m de circunferência. Determine a medida do diâmetro da oca para que possamos saber o ponto onde Mani foi enterrada. (lembrando que teremos que descobrir a medida do raio para depois a medida do diâmetro). Usando uma régua e compasso também poderemos achar o ponto fazendo a intercessão entre os diâmetros e descobrir onde Mani foi enterrada.Não sei se os alunos do ensino médio irão gostar da brincadeira, mas seria muito divertido incluir essa lenda no conteúdo de elipse. Como? Para iniciar: Supondo que Mani tenha sido enterrada em uma oca de forma elíptica, determine as coordenadas do centro da elipse 9(x-7)² +25(y-6)²=225. Determine  as medidas do eixo maior, o eixo menor, a distancia focal e a excentricidade e logo após faça o esboço da oca. Será com certeza bem divertido e o assunto será lembrado pelo resto de suas vidas.  A lenda da Sereia Iara, não difere muito dos conteúdos , pois, o seu canto atinge a todos os pescadores que estão ao alcance de sua belíssima voz. Podemos trabalhar também algum conteúdo do ensino médio. Verifico que a parte lúdica para este segmento é bastante limitada e muitos professores são conteudistas. Aproveitemos aqui as sugestões para uma aula diferente e dinâmica. O conteúdo Posições do ponto em relação à circunferência pode muito bem incluir a lenda da sereia...kkkk. Como? Peça para os alunos verificarem em determinada equação da circunferencia se o canto da sereia atingirá os pescadores. Lembrando que temos três pontos: interno, externo e pertencente à circunferencia.
Para um conteúdo do ensino fundamental, podemos incluir a lenda em funções do 1º grau, em funções crescentes. Assim: Sendo o canto da sereia Iara uma função crescente do tipo F(x)=3x +1, determine: coeficiente angular, coeficiente linear,f(-3) e f(2). Faça um esboço do gráfico e responda se um pescador que está no ponto (-1.-6), será atingido pelo canto da sereia.  E assim , podemos aumentar a dificuldade das questões é claro ...
A lenda do Diamante é muito boa para Geometria, seja plana ou espacial, dependendo para qual segmento você está trabalhando. Podemos perguntar aos alunos, quais as formas geométricas visualizamos no diamante (círculo ou elipse, triângulos e trapézios, e ainda perguntar quantas faces, quantas arestas, quantos vértices...) Podemos selecionar somente a parte piramidal do diamante e trabalhar os elementos de uma pirâmide, podemos falar do Princípio de Cavalieri, que diz que o volume de uma pirâmide qualquer é igual ao volume de uma pirâmide triangular.  O mais legal dessa inclusão é a leitura das lendas para sua turma. Os alunos jamais irão imaginar que numa aula de matemática a doida da professora
conta lendas antes de iniciar a introdução do conteúdo. Pois é...assim mesmo que os alunos e outros docentes me vem: como doida! Eu nem ligo, me importo em passar o conteúdo de forma dinâmica e ter a certeza que os alunos vão lembrar de uma forma ou de outra: de mim, da lenda ou do conteúdo....kkkk