sábado, 30 de julho de 2011

Um pouco da história dos Numeros Inteiros ( Z). Devo ensinar meus alunos a importancia disso???

O Número Negativo
  A Introdução deste conteúdo aos alunos parece ser fácil , mas logo percebemos as dificuldades quando passamos para as operações. ( este grupo eu chamo de Zezinho..., devido ao Z para sua nomenclatura...e pra falar a verdade é difícil para eles decorarem tantas letras para cada conjunto : I, N,Q ,R e assim vai...kkk). Pois bem, muitos professores acham que a História de determinado assunto não vai adiantar muito o aluno saber. Eu já acho diferente, eu acho que é muito melhor saber da fofoca toda que saber metade dela, então eu começo a introdução do conteúdo falando um pouco dele, da onde surgiu e tal. O resultado são os mais variados possíveis. Os alunos perguntam se o cara não tinha nada pra fazer, se ele não tinha mulher em casa...kkkk e eu continuo  andando pela sala,séria, na minha, e no meio da conversa eu vou falando que se não fosse um cara chamado BRAMAGUPTA, outro chamado BHÁSKARA e um outro chamado FIBONACCI, nós estaríamos usando um círculo ou um pequeno * sobre o número para identificar que ele é negativo. Temos ótimos livros didáticos que se propoem a iniciar o capítulo com a História do conteúdo que vai ser apresentado. Muitos professores passam batido por essas páginas tão importantes. Eu aconselho a dar mais valor a elas. Para aprofundar, até pode-se pedir uma pequena pesquisa no caderno mesmo. O pequeno texto que escreverei a baixo foi retirado do livro A CONQUISTA DA MATEMÁTICA (Castrucci) e do livro MATEMÁTICA HOJE É FEITA ASSIM (Bigode). E o texto começa assim...: A ideia de número negativo só foi plenamente aceita a partir do seculo XV. Para se ter uma ideia que isso significa , basta lembrar que a América foi descoberta em 1942. Na antiguidade, os gregos por exemplo, que foram grandes pensadores e deram um grande desenvolvimento à Geometria, não conheciam o número negativo. Por outro lado, os Hindus do seculo XII já usavam quantidades negativas. Um hindu chamado  Bramagupta, estabeleceu regras de sinais para operar com números negativos, envolvendo esses números em um pequeno círculo ou usando um * sobre eles, para distigui-los dos demais. Outro notável matemático hindu, Bhaskara, interpretava os números negativos como "perdas " ou " dívidas", entretanto os hindus se recusavam a aceitar que quantidades negativas pudessem ser expressas pela ideia de números. Os árabes, divulgadores e continuadores da cultura matemática Hindu, não trouxeram nenhum acréscimo a essa questão . Foi somente por volta do sec. XIII, que o italiano Fibonacci, em uma obra sobre álgebra, interpreta a resposta negativa de um problema como um número. O problema pedia o lucro de um comerciante. Fibonacci, afirmou : " Este problema não tem solução, a menos que o interpretemos a dívida como sendo um número negativo". Assim, pouco a pouco, os números negativos foram aceitos como números até que em 1659 ( sec. XVI) letras foram usadas pela primeira vez para representar tanto os números positivos quanto os negativos. Viram como é legal saber um pouco da História ?  Obs: o livro que ilustra esta postagem é muito legal. Tem muitas atividades que de certo serão muito úteis. São dos nossos amigos Imenes, Jakubo e lellis.