quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Ato de Ler

O ATO DE LER

Deveria ser objetivo do professor despertar em cada criança um amor pela leitura, um desejo que permanecerá com ela durante todos os anos de sua vida. Se uma criança tiver isso, ela adquirirá a parte mecânica sem dificuldade. (E. Mayne, apud, Cramer, 2001, p.219).

      É certo que pensamos que o ato de ler está ligado a costumes familiares.  Acreditamos que seria parte da educação familiar a introdução da leitura em seus filhos e continuar esse hábito na escola. Pelo senso comum, pensamos que as famílias brasileiras somente lêem aos domingos o jornal que “custa barato” ou quando estão no ponto do ônibus e por perto tem uma banca de jornal com os exemplares abertos na manchete do dia. Encontrar famílias que tradicionalmente carregam este hábito é raro. Podemos, talvez, delegar este fato a responsabilidade de termos alunos que dizem não gostar de ler.
     Os professores já fazem o papel de tantos: pai, mãe, psicólogo, tio, avó, avô... Seria cabível mais este: estimular a leitura.
Vão ficando para trás as lembranças de professores que ensinavam exclusivamente história ou geografia, língua portuguesa ou matemática. Urge revolucionar esse sistema, e talvez uma alternativa seria levar todos os alunos a adquirir, além dos conteúdos curriculares específicos de cada disciplina, algumas qualificações essenciais para a vida, como saber pensar, saber falar, saber cheirar, saber ouvir, saber ver, saber fazer e muitos outros saberes. (ANTUNES, 2002, p.47)  








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