quinta-feira, 28 de julho de 2011

Leitura e Matemática . Isso pode?????????

       Lembremos do nosso tempo de escola: a professora de língua portuguesa nos mandava ler aqueles livros enormes de letras miúdas e ao final fazer o “bendito” resumo. Certo ou errado, alguns de nós leu em algum momento da vida escolar, autores como Machado de Assis, José de Alencar, Álvares de Azevedo, dentre outros.
Para Cramer & Castle (2001, p.157), encontrar professores que se propõem a usar o livro literário em suas aulas como objeto de apoio, é se deparar com o argumento que mal dá para ensinar o conteúdo do livro didático. No ensino fundamental ainda se encontra tempo para o paradidático, e no ensino médio citam leitura em voz alta como uma atividade que utilizavam em seus programas. Dizem mais: Os professores desse nível poderiam concordar teoricamente com a validade das leituras em voz alta, mas, argumentam: “Não tenho tempo de incluí-las”, ou “ Não sei onde encontrar material de leitura apropriado que combine com meu conteúdo e com o interesse dos meus alunos”.
        O encorajamento à leitura, já que não funciona como leitura obrigatória extraclasse, pode ser usado como leitura em voz alta e logo após pedir aos alunos o registro de suas ideias favorecendo a produção e interpretação textual. 
       Deparando-se com um texto daqueles usados em avaliações como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o aluno se vê tão perdido que pensa: “Não entendi nada”. O modelo das provas atualmente é textual e saber ler e interpretar são os desafios do momento. As questões de matemática, inseridas num contexto lúdico, causam “medo” aos alunos, pois, o nosso sistema de ensino ainda carrega muito tradicionalismo. A leitura completa, em sua magnitude ,é benefício de poucos.
      Malba Tahan (O Homem que Calculava, 1939) resume este pensamento afirmando que aquele que não lê, mal ouve, mal fala, mal vê.
     Iniciar uma aula de matemática contando uma história pode ser estranho no início, mas, no decorrer do ano letivo poderemos saber a conclusão desse trabalho. 


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