sábado, 5 de janeiro de 2013

O NÁUFRAGO: INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA OU CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS?

                     Oi...saudade de todos, mas , minhas ideias não param. 
                     Vou compartilhar uma com vocês.
                  Sabe aqueles filmes, que todos deveriam ver várias vezes na vida ? Pois é. Apresentei alguns para meus filhos de 15 e 14 anos. Vimos muito contentes, o filme E.T, Titanic que fez minha filha chorar baldes...kkkk, Os Goonies, De volta para o futuro, Em algum lugar do passado e o mais recente... O NÁUFRAGO.  Que foi de propósito... eu já estava com más intencões...kkkkkkkk.  
                  Mas como santo de casa não faz milagre, eu usei-o em uma das minhas aulas e correu tudo bem quando eu apresentei o conteúdo CIRCUNFERÊNCIA , para o 8º ano. E tenho certeza que pode ser usado também no ENSINO MÉDIO, QUANDO VEMOS POSIÇÕES RELATIVAS DE UMA RETA (SECANTE- quando a reta encosta na circunferência em dois pontos distintos , TANGENTE- quando a reta encosta na circunferência em somente um ponto E EXTERNA- quando a reta não encosta em lugar nenhum..) E POR AÍ VAI...
                  É claro que eu já tinha visto o filme 300 vezes, e sempre me fazendo a mesma pergunta:
Será que ele teria sobrevivido se não tivesse conhecimento matemático? Poxa..o cara contava o tempo das entregas do FEEDEX, tempo era dinheiro para ele, tudo girava em torno do tempo. A mente dele funcionava em números! Olhem esta cena...






Ele não era doido...SIMPLESMENTE TEMPO ERA DINHEIRO!!! E QUANDO ESTAMOS FALANDO EM DINHEIRO E EM QUALIDADE DE ALGUM SERVIÇO..TEMPO É  ESSENCIAL.



Podemos apresentar este filme para a introdução de vários conteúdos do Ensino Fundamental:
* CONTAGEM DO TEMPO ( o personagem conta tudo: tempo, dinheiro...TUDO MESMO)
* MEDIDAS DE COMPRIMENTO( o personagem necessita contar quantos troncos ele precisa para fazer uma pequena embarcação de 2m x 2m e quantos metros de corda ele vai precisar confeccionar...)
* GRANDEZAS DIRETAMENTE E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS ( o personagem relaciona tempo X dinheiro, tempoX consumo, tempoX trabalho a ser realizado..)


  Ele diz..." São 22 troncos e 44 amarras, o que vai me custar 150m de cordas..."



 
Cortando as tiras dos troncos de uma árvore para confeccionar as cordas.


Relacionou a posição do sol e fez um calendário para estudar as melhores condições de ventos e marés.



Wilson ajudando na contagem de MAIS tiras para fazer MAIS cordas.





  O personagem já na amarração das cordas nos troncos de sua embarcação que lhe daria retorno à "civilização" após 4 longos anos na ilha.


* E o conteúdo que foi útil para que precisava foi ÁREA DA CIRCUNFERÊNCIA, QUE NORMALMENTE É DADO NO INICIO DO 8º ANO ( porém, achamos autores que dão mais ênfase a este conteúdo em geometria do ensino médio), NA INTRODUÇÃO DE NÚMEROS IRRACIONAIS PARA A APRESENTAÇÃO DO FAMOSO " pi", NAQUELA EQUAÇÃO que nos permite medir a ÁREA: (Adotando 3,14 para pi.)

                                                             A= pi x raio²   
 

             Vocês devem estar falando coisas do tipo: karina é maluca...pega uma latinha de refrigerante, faz o "contorno" com barbante e pronto...fala que medir uma circunferência é o tamanho do barbante. Ou faz isso no pulso do aluno que é mais simples. SIM..É MAIS SIMPLES, MAS VAMOS DISTINGUIR COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA E ÁREA DA CIRCUNFERÊNCIA.
         Aí que eu pego vocês...tem ainda alguns professores que não gostam de ter muito trabalho na explicação deste conteúdo e que NÃO sabem a diferença de COMPRIMENTO E ÁREA. Isso é verdade...sério! E muito sério... pois, nosso aluno vai levar essa dificuldade para o ensino médio. 


E vai que ele se perde numa Ilha... não é mesmo? Podemos prever o futuro?
Ele vai morrer lá por sua causa, que o ensinou errado? Eu , heim..estou de mente limpa! Ufa..Graças a DEUS!



C= 2 x pi x raio 
        
 *Essa equação  permite medir o comprimento da circunferência. Aí , sim  eu posso usar o barbante para isso.


Vamos conceituar algumas coisas?

 * O Que é Círculo? 
              Para Jackson Ribeiro e Elizabeth Soares ( gosto muito desses autores) eles dizem que CÍRCULO É A REUNIÃO DA CIRCUNFERÊNCIA COM TODOS OS PONTOS QUE ESTÃO EM SEU INTERIOR.
          Ou seja, pense em uma circunferência toda hachurada por dentro, toda colorida por dentro. Isso hachurado ou colorido é o CÍRCULO.

* O Que é Circunferência?
        Também para os mesmos autores, CIRCUNFERÊNCIA É O CONJUNTO DE TODOS OS PONTOS QUE ESTÃO EM UM PLANO À MESMA DISTÂNCIA DE UM PONTO FIXO DESSE PLANO.
             Ou seja, é o CONTORNO que o barbante faz.

Então, quando PINTAMOS, HACHURAMOS ou COLORIMOS o INTERIOR DE UMA CIRCUNFERÊNCIA, OBTEMOS UM CÍRCULO.

            Então..retornando ao filme, que é onde eu quero chegar... 
           Tem uma parte que é quando o personagem certifica-se que realmente está perdido e que nunca será encontrado. Essa descoberta é a motivação para ele não desistir de tentar sair da ilha. Ele poderia ficar na Ilha para o resto de sua vida, se...veja bem...se..., ELE NÃO TIVESSE NENHUM CONHECIMENTO MATEMÁTICO. O QUE PROPORCIONOU-LHE A SAÍDA DA ILHA FORAM SEUS CONHECIMENTOS BÁSICOS EM ALGUNS CONCEITOS MATEMÁTICOS. DE ACORDO COM O CURRICULO MÍNIMO , UM BRASILEIRO PODERIA SAIR TRANQUILAMENTE DAQUELA ILHA ASSIM COMO O PERSONAGEM DO FILME.

 Vamos ver uma sequencia de cenas. Essas cenas são , pra mim, o ápice de tudo. É quando ele ACORDA PRA VIDA E DECIDE TOMAR UMA PROVIDÊNCIA. As  4 cenas lá em cima, sucedem às estas que veremos agora:

  Nesta cena, o personagem traça a rota do avião e fixa o ponto onde ele deveria ter chegado. O avião estava  indo para Menphis, ás 11:30h a uma velocidade de 700km/h.


 

 Mas,devido a uma tempestade que o fez perder contato com o radio por 1h, fazendo com que o avião saisse da rota por 600km....  ( que é o que ele imagina), ele fixa um segundo ponto a baixo.



  E aí, conversando com seu amigo Wilson, inicia seus cálculos...rupestres...




 Na parede da caverna ele começa fazendo 600 ao quadrado , vezes pi...que é 3,14 ( estou reproduzindo a fala do personagem), que vai dar mais ou menos 1.100.000 km²...
 (Se formos fazer esta conta certa dará 1.130.400 km²).. E Ele diz..."Estamos a mais de um milhão e cem quilometros do raio da área de busca"...

 

 E para seu desespero total, vemos pela imagem... ele fala: " É o dobro da aréa do estado do Texas...Talvez nunca ache a gente!"


            Bem , é claro que antes da exibição deste filme, você já mostrou aos seus alunos o que é CENTRO, RAIO,  o que é CORDA  e DIÂMETRO,  já fez alguma coisinha bem simples em sala de aula,( ou não), podendo deixar para conceituar depois....POR QUE COM CERTEZA OS ALUNOS ESTARÃO MAIS MOTIVADOS A APRENDER O CONTEÚDO.
           O filme pode render ainda debates sobre muitos assuntos, fazendo a interdisciplinaridade com Biologia, Geografia, História... Vai depender da criatividade de cada professor, mas de uma coisa eu tenho certeza:

 O PERSONAGEM SÓ SOBREVIVEU DEVIDO A UM FATOR : CONHECIMENTO MATEMÁTICO!!!!!!!!!!



Então é isso... bjos bjos bjos