quinta-feira, 28 de julho de 2011

Números Triangulares e Quadrangulares

Os números estão sempre presentes em nossas vidas e não há como fugir deles nem um segundo sequer. A criação dos números surgiu com a necessidade natural do ser humano de contar os membros de seu grupo, os animais de seu rebanho e suas coleções de objetos. Quando o ser humano deixou ser nômade e começou a domesticar animais para sua alimentação, a necessidade de contar levou-o até o caminho dos números. Desde então, os números passaram a fascinar muitas pessoas, principalmente os matemáticos.

Pitágoras foi um dos mais famosos matemáticos gregos que estudou, além de geometria, os números. Como Pitágoras sempre foi curioso quando se tratava de geometria, ele tentou estabelecer relações entre os números e as figuras planas. Com seus estudos, percebeu que havia mesmo uma ligação entre os números e a geometria e acabou descobrindo os números triangulares e os números quadrangulares.

Os números triangulares são aqueles que podem ser representados na forma de um triângulo. Observe a sequência abaixo:

Com a quantidade de pontos que representa cada número, Pitágoras observou que poderia ser construído um triângulo. Será que você consegue determinar qual o próximo número triangular após o 10?

Os números quadrangulares são, da mesma forma como os anteriores, números que podem representar uma forma quadrada. Veja a figura:

E os dois próximos números dessa sequência, você é capaz de descobrir?

Veja que Pitágoras encontrou uma maneira divertida de lidar com os números, desenhando, procurando relações com outras áreas da matemática e outras ciências. A matemática pode ser divertida e interessante.

Que tal fazer como Pitágoras e tentar descobrir outros números que podem virar uma figura? Desenhe com seus amigos, desafie-os a descobrir quais são os próximos números de cada uma das sequências acima. Divirta-se com a matemática!

*O próximo número triangular depois do 10 é 15. E os dois próximos números quadrangulares após o 16 são o 25 e o 36.


Por Marcelo Rigonatto
Matemático
Equipe Escola Kids


2 comentários:

  1. me parece sumamente interesante este artículo que presentan, me cuesta trabajo entender lo que escriben, creo que sería interesante hablan de sucesiones poligonales y no sólo números triangulares, cuadrangulares e introduciendo la inducción matemática

    ResponderExcluir
  2. Hola, Wendy, ¿por qué fue escrito este pequeño artículo acerca de los números triangulares y cuadrados, se encuentra la profundización de los números poligonales, sino una forma para que los estudiantes interesados ​​en un desafío menor para determinar la secuencia de los números triangulares y cuadrados. contenido después de esto, se puede utilizar como una herramienta en secuencias numéricas y la progresión aritmética. Le agradezco su comentario. besos

    ResponderExcluir