Também sabemos que os livros didáticos sofreram uma grande e satisfatória modificação em seu formato. São mais coloridos, contém mais figuras e no inicio dos capítulos, encontra-se uma pequena historinha introdutória do conteúdo. Este que mostrarei aí em baixo é do ano de 1998. ( A Conquista da matemática-Nova/José Ruy Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Jr.- São Paulo: FTD,1998.) Então vemos que, já em 98 tínhamos livros que nos davam amparo para iniciar um conteúdo para nosso aluno. Mas a verdade é que sempre e muitos professores passam batido por essas lindas páginas que podem render uma boa aula.
Quanto à didática desse conteúdo, depois de falar sobre a origem das frações, eu corto uns pedaços de cartolina e tento inserir a ideia de "todo" e de "parte". O meu "todo" , eu chamo de denominador e que minha "parte", eu chamo de numerador. Podemos usar muitas linguagens para essa ideia. Por exemplo:
Esse é meu "todo", que foi dividido em 6 partes iguais. Cortei 6 pedaços de cartolina preta...posso falar que isso é minha barra de chocolate!!! kkk. Então o meu denominador é 6.
Agora eu posso dizer que eu comi esse pedacinho separado... quantos pedacinhos eu comi? 1. Então, essa parte separada, que eu "usei", posso chamar de numerador, que é 1.
Temos uma fração formada: o numerador é 1 e o denominador é 6, então temos 1/6.
Tenho o meu "todo" que é o 6, e minha "parte" que eu "usei" ou comi ( se fosse um chocolate), que foi 1 pedaço.
Vamos a mais um exemplo:
Pergunta: quem é meu "todo" ? ou seja: Em quantas partes o meu todo foi dividido? Em 7 partes. Que será o meu denominador.
Quantas partes eu separei do meu todo? quantas partes eu usei do meu todo? separei 4 partes, que será o meu numerador. Se pedirmos nosso aluno para formar uma fração dessa figura ele saberá que a fração que corresponde a figura é 4/7.
Esse conteúdo é muito extenso, temos ainda muito o que falar ( fração própria , Imprópria, fração Mista, aparente, equivalente e ainda as operações com frações e muitos problemas para que este conteúdo seja validado na realidade do aluno...), mas por hora basta nosso pequeno saber diferenciar e identificar numerador e denominador. Tem aí, pra você não ter trabalho, muitas LISTAS de EXERCíCIOS prontinhas... é só escolher e pronto...seu dia está salvo!!!!!!!!!
Então é isso...bjos bjos bjos !!!!!