terça-feira, 1 de novembro de 2011

As Frações

             O conteúdo "Frações" parece ser o de maior complexidade entre nossos alunos, pois envolve uma capacidade de abstração muito grande. Deve ser difícil para uma criança conseguir entender que um numero também pode ter a forma de um "número picado", que não seja inteiro e que ainda possamos fazer muitas coisas com ele. O domínio da tabuada neste segmento é de extrema importância...Imagina um aluno que não sabe tabuada, fazer o m.m.c dos denominadores  e ainda fazer aquele processo de " dividir pelo denominador e multiplicar pelo numerador". Isso é a morte para ele. Daí eu começo contando a história da origem das frações. Como eu sempre costumo falar, é mais legal saber da fofoca desde o início...kkkkk.             
            Também sabemos que os livros didáticos sofreram uma grande e satisfatória modificação em seu formato. São mais coloridos, contém mais figuras e no inicio dos capítulos, encontra-se uma pequena historinha introdutória do conteúdo. Este que mostrarei aí em baixo é do ano de 1998. ( A Conquista da matemática-Nova/José Ruy Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Jr.- São Paulo: FTD,1998.) Então vemos que, já em 98 tínhamos livros que nos davam amparo para iniciar um conteúdo para nosso aluno. Mas a verdade é que sempre e muitos professores passam batido por essas lindas páginas que podem render uma boa aula.




                Também é muito difícil para nosso pequeno, falar sobre os conjuntos numéricos. É certo que devemos já falar sobre eles para que  seja familiar o nome de tais conjuntos. Então é muito válido que desde sempre comecemos a falar sobre o conjunto dos Racionais para nosso pequeno. Assim , também é válido que falemos sobre os Inteiros, sobre os Naturais e assim por diante. Não devemos privar nosso pequeno do conhecimento, devemos apenas ser a porta para tal. Não vamos subestimar a inteligencia dos nossos alunos!!!!! Podemos passar uma pesquisa sobre o Papiro de Rhind, nada muito formal, mas que desperte a curiosidade para um documento tão importante e já existente naquela época. Devemos mostrar ao nosso pequeno que a matemática existe há tanto tempo que talvez ele não possa quantificar tantos anos de sua existência. Isso é fantástico, pois, ele vai conseguir "ver" que a matemática , não foi eu nem você quem inventou....Ela sempre existiu....E nunca vai deixar de existir. E que graças a ela, nós temos toda essa tecnologia e tudo o mais que nos rodeia.
               Quanto à didática desse conteúdo, depois de falar sobre a origem das frações, eu corto uns pedaços de cartolina e tento inserir a ideia de "todo" e de "parte". O meu "todo" , eu chamo de denominador e que minha "parte", eu chamo de numerador. Podemos usar muitas linguagens para essa ideia. Por exemplo:


Esse é meu "todo", que foi dividido em 6 partes iguais. Cortei 6 pedaços de cartolina preta...posso falar que isso é minha barra de chocolate!!! kkk. Então o meu denominador é 6.




Agora eu posso dizer que eu comi esse pedacinho separado... quantos pedacinhos eu comi? 1. Então, essa parte separada, que eu "usei", posso chamar de numerador, que é 1.

Temos uma fração formada: o numerador é 1 e o denominador é 6, então temos   1/6.


Tenho o meu "todo" que é o 6, e minha "parte" que eu "usei" ou comi ( se fosse um chocolate), que foi 1 pedaço.


Vamos a mais um exemplo:


Pergunta: quem é meu "todo" ? ou seja: Em quantas partes o meu todo foi dividido? Em 7 partes. Que será o meu denominador.






Quantas partes eu separei do meu todo? quantas partes eu usei do meu todo? separei 4 partes, que será o meu numerador. Se pedirmos nosso aluno para formar uma fração dessa figura ele saberá que a fração que corresponde a figura é 4/7.
        


                Esse conteúdo é muito extenso, temos ainda muito o que falar ( fração própria , Imprópria, fração Mista, aparente, equivalente e ainda as operações com frações e muitos problemas para que este conteúdo seja validado na realidade do aluno...), mas por hora basta nosso pequeno saber diferenciar e identificar numerador e denominador. Tem aí, pra você não ter trabalho, muitas LISTAS de EXERCíCIOS prontinhas... é só escolher e pronto...seu dia está salvo!!!!!!!!!
                                                       Então é isso...bjos bjos bjos !!!!!