quinta-feira, 5 de abril de 2012

História da Geometria contada de uma forma bem informal. Deu certo!!!!! ( Rio Nilo, medição, enxentes de junho a setembro, geometria)

             Já estava com saudades de todos. É que tem um programa aqui no meu Pc que não me ajuda: é o tal do Adobe Flash Player. Estressei-me por dias , até que consegui atualiza-lo.
            Esta semana foi muito engraçada.
           O fato foi meu pensamento ter se mostrado muito importado com um conteúdo bem normal pra mim.         
           Uma turminha de 6º ano, bastante criancinhas ainda , porém, perebi que adoram ouvir histórias e a aula flui que é uma beleza: Prestam atenção em todos os meus movimentos e eu fui bem " aproveitadora": usei a bíblia e uma mapa imenso de geografia na sala e eles não entenderam nada. Deixo bem claro que não usei nenhuma citação bíblica para isso, mas eu a usei de forma a comprovar o que eu estava falando. Eu provei que tudo era verdade.
          Os 37 alunos, enfileirados e quietos, me olhando espantados, esperando o que sairia da minha boca , após eu ter escrito a data no quadro e o título: GEOMETRIA.
          Eu vi a curiosidade estampada em cada um deles, e me deu muita vontade de sorrir, quando eu pendurei o mapa que tinha bem grande o RIO NILO. Eles tb viram que quando eu entrei na sala, eu estava com minhas bugingangas de professora,e o livro preto: a Bíblia!!!!!!
          Não pude fotografar a aula,mas está tudo registrado em minha mente.
          E comecei falando sobre a necessidade do homem, já muito antes de Cristo, de demarcar suas terras que ficavam às margens do RIO NILO. Terras férteis, que todos queriam estar lá. Era terra produtiva, onde tudo se plantava e era muito bom de criar os animais, pois, era tudo muito verdinho e havia muita fartura para quem morava lá. Só que tinha um problema: as enxentes que inundavam tudo de junho a setembro. Mas o que também era muito bom...devido a ela, o solo era fértil e propício a tudo aquilo que o povo do deserto buscava. Desenhei no quadro o RIO NILO e árvores em volta, esbocei animais pastando, pessoas felizes e de repente, uma grande chuva que fazia o RIO transbordar e todos tinham que deixar tudo até setembro, que era quando as águas baixavam.
        Os 37 alunos, prestaram atenção em tudo!!!!!!!! Não piscaram por nenhum momento e entenderam sem eu fazer muito esforço , onde eu queria chegar contando tudo aquilo: no significado da palavra GEOMETRIA: GEO= TERRA, METRIA= MEDIR.
       As perguntas foram chegando da seguinte forma: Tia, como eu ia saber qual era meu pedaço de terra quando acabasse de chuver? tia, mas e se outro viesse e roubasse meu pedaço? Tia, é simples, era só eu fazer um muro e pronto!.
       Eles mesmos perguntaram e outro respondia, o que não me deu muito trabalho. O mais interessante que quero compartilhar , é a forma de como eu contei e introduzi um conteúdo. Depois disso, eu falei de polígonos, sólidos geométricos e somente mostrei a diferença entre eles falando sobre as dimensões. Deixei os conceitos para a próxima aula....
       Só para terem uma ideia, foi mais ou menos isso que fiz:
 Porém teve 1 aluno que perguntou: Tia, como eles marcavam cada um a sua terra? com pau? com pedra? fazia muro de pedra? como era, tia?
       Nesse momento, todos olharam para ele...a rapidamente olharam pra mim para ouvir a resposta.... Pensei bastante e resolvi deixá-los pensar um pouco. 
      E sabem o que eu fiz?
      Esse foi  o dever de casa para se divertirem durante a Semana Santa!!!!!!!!!!  kkkkkkkkk
      Eles vão ter que pesquisar, como era feita a marcação das terras naquela época. Foi boa ideia , não foi?

      Eis que vos responderei: eram feitas as marcações por cordas, com nós. Mas essa resposta ainda é pouco... eu quero obter o que meus alunos pesquisaram...

                                                       Então é isso...bjos bjos bjos

2 comentários:

  1. Muito obrigado professor Gastão. É uma honra ter um elogio do senhor. Agradeço pelo apoio e que sempre goste das minhas ideias. abraços.

    ResponderExcluir