segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Enem: leitura e Interpretação de enunciado

               Tenho percebido que a matemática está diretamente relacionada ao hábito de ler, pois quem lê, sabe pelo menos interpretar o que está lendo, sabe questionar, é um ser pensante e crítico. Em minhas aulas eu ministro a leitura em forma  de " história da matemática" para iniciar certo conteúdo, e quando isso não é possível , eu consigo "ver" matemática onde não existe para que essa disciplina tão "chata" seja mais atrativa para os alunos. Talvez isso dê um pouco de trabalho, mas creio que seja essencial para o bom desenvolvimento e produtividade dos alunos. Não adianta o aluno saber resolver 300 equações de 2º grau , se na hora de aplicar em um problema, ele não sabe como fazer e o que tem que fazer.
               Deixemos de lado os exercícios "mecanizados", aquele que somente exige "decoreba" e vamos começar a preparar nossos alunos para a aplicabilidade do conteúdo. É certo que uma listinha básica de exercícios vale a pena, mas vamos colocar, expor esse mesmo exercício em forma de problemas para nosso aluno.

              Prova disso é essa questão do Enem deste ano,observem esta questão:


               Vamos comentar....: Essa questão, não exige quase nenhum conhecimento matemático, quero dizer que não exigiu do aluno nenhum tipo de cálculo ou nada que o impedisse de ter acertado. A questão foi totalmente explicativa. Ela já disse que a resposta conteria quatro algarismos, ou seja, o número teria que ter  4 algarismos. Um aluno do ensino médio, tem que obrigatoriamante saber a diferença de " número" para " algarismo". Ou seja, o número 4567 é composto por 4 algarismos. O algarismo 4, o algarismo 5, o algarismo 6 e o algarismo 7. Também bastaria saber " seguir"  a direção da seta de cada reloginho, o que não é nada complicado...saber o que é sentido horário e sentido anti-horário... imangina se estes termos tivessem sido usados nessa questão...seria um desastre!!!!!!!!!! Pra falar  a verdade, essa questão exigiu mais conhecimento adquirido " pela vida", que conhecimento adquirido na escola. Notamos então que muitos alunos não estão adquirindo nada, nem da vida, nem do que é passado na escola. Isso me aponta para um problema muito grande que estamos enfrentando com nossos jovens... aponta que nossos jovens precisam de mais orientação familiar, mas isso é assunto para um longo debate!!!!!!!!

            Voltando a questão do Enem... o enunciado pede que a resposta seja um número formado por 4 algarismos , as opções já ajudam nisso, pois, nenhuma opção é formada por 3 ou 2 algarismos!. Pois bem ...e que o número formado seja o último algarismo ultrapassado pelo ponteiro, ou seja, é o algarismo que está antes da direção da seta do reloginho... só isso!!!!!!!!!!! e para confundir o aluno, colocaram em cima de cada reloginho, aquele "negocinho" que a gente aprende lá .....lá....desde que começamos a fazer continhas... as classes... unidade, dezena, centena, unidade de milhar...Essa informação não é importante para se chegar à resposta certa. o importante era saber seguir a seta  e entender que  o algarismo que eu preciso é o último ultrapassado pela seta.... ok? então vamos ao 1º reloginho...a seta está indicando que o ponteiro anda para a esquerda, então o último algarismo que o ponteiro passou foi o 2.  o 2º reloginho...a seta está indicando que o ponteiro anda para a direita, então o último algarismo que o ponteiro passou foi o 6. Agora vamos ao 3º reloginho... a seta está indicando que o ponteiro anda para a esquerda, então o último algarismo que o ponteiro passou foi pelo algarismo 1. E o útimo e 4º reloginho nos indica que o ponteiro anda para a direita, o que nos mostra que último algarismo que o  ponteiro passou foi pelo algarismo 4. Então ´número formado pelos quatro algarismos é 2614.      Pronto!!!!!!!!!!!!! Encontramos o número obtido pela leitura em  kWh, pelo marcador.... resposta: opção "a".  e O NOSSO AMIGO AÍ DE CIMA ACERTOU ESSA...QUE BOM... ELE SABE "LER E INTERPRETAR"...QUE SORTE!!!!!!!

                                         Então é isso.... bjos bjos bjos!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário