quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Volume

               O estudo de " Volume" para os anos iniciais do fundamental parece ser muito esquecido, e até "tratado como conteúdo sem importância", mas, eu lhes digo que é tão importante e significativo que este conteúdo está presente em muitas avaliações brasileiras como o ENEM. Não devemos ensinar este conteúdo somente no ensino médio....pelo contrário, ele é a extensão de perímetro e áreas das figuras planas. O ensino do volume de um paralelepípedo, parece ser uma coisa meio que surreal para nossos pequenos...por mais que os exemplos dos livros fale em piscina, caixa d'água, o conteúdo parece não ser bem absorvido por nossos pequenos. Então, como , eu gosto muito de " inventar" ( é assim que as outras professoras falam...kkk), eu faço umas experiências em sala de aula que os pequenos rapidinho aprendem... é simples...o material que vai precisar é apenas uma caixa de sorvete, uma garrafa pet e água...

                A explicação de "Volume" é nada mais fazer nosso pequeno entender que volume é o quanto de tal coisa cabe dentro. E eu usei água , para fazer a seguinte pergunta: " Quanto de água cabe nesse pote?". Essa é a pergunta essencial que deve ser feita para nosso aluno entender o que é volume. Para a experiência ficar mais "real" é importante que a garrafa esteja com as devidas marcações. O pote não precisa estar marcado, pois, no pote estaremos fazendo com que nosso pequeno veja as dimensões importantes para medir o volume.


         Você já pode levar toda essa "parafernália" pronta para a sala. a garrafa pronta, ou seja,marcada com as medidas de capacidade em ml... e com água ( tampada é claro!! ) e o pote de sorvete já marcado com as dimensões.
             Este é pote de sorvete com as dimensões já marcadas para nosso pequeno vizualisar o que é necessário para medir o Volume. Tenho certeza que assim que você derramar água dentro do pote, o nosso aluno já vai conceber , mesmo que intuitivamente a ideia de Volume. E isso é maravilhoso...a descoberta...a sensação que " Tia...já sei!!!!!!!!!!!!!! ". Quando eu ouço isso, não preciso me esforçar muito....o conteúdo já foi explicado e ele já conseguiu formular seu conceito. O princípio é este: fazer com  que nosso aluno consiga formular o conceito, sem que precise "decorar". Uma vez "aprendido", nunca mais esquecido!!!!!!!!!.
  E agora é muito fácil apresentar a equação que vai definir o quanto de água cabe dentro do pote de sorvete.

              Daí, já podemos dizer que : Volume ( V) = comprimento X largura X altura , ou podemos dizer que é somente MULTIPLICAR AS TRÊS DIMENSÕES E OBTEREMOS O VOLUME.  Para a experiência ser mais real,ser aplicada e realmente verificada com valores, é aconselhável que usemos realmente uma régua para medirmos a altura, o comprimento e a largura do pote.  Daí é claro que vai explicar que estamos medindo em centímetros devido ao tamanho do pote e também é mais conveniente que seja assim. E se estamos medindo em centímetros (ml), é melhor também que a capacidade esteja em milímetros (ml). Iremos comprovar por meio de cálculos que nossa experiência está certa!!!!!!!!!!!!! E lembraremos que já que são TRÊS medidas, o resultado para  VOLUME é dado em CÚBICO , ou seja, cm³, m³....
               Na prova do ENEM de 2010, eu verifiquei algumas questões em que a solução era apenas o aluno saber conceitos de VOLUME.      
              Vamos tirar algumas dúvidas: a) O volume de gasolina que o tanque pode conter, por exemplo denomina-se capacidade do tanque.  b) A capacidade pode ser medida com as unidades de volume, que são m³, cm³, por exemplo. c) Então, o quanto de água que cabe no pote de sorvete, chamamos de capacidade.




               Então é isso...mostrei que este conteúdo é muito importante, porém , ele é somente contemplado por alguns professores e talvez no 6° ano...talvez no 7°. E se o aluno tiver um pouco de sorte, o professor do Ensino médio vai dar uma "pincelada" nele, para desencargo de consciência. É triste, mas é verdade. Então, amados professores, vamos dar mais ênfase à conteúdos que achamos que não são importantes para nossos alunos. Não postei nenhum exercício do Fundamental, para mostrar a importância deste conteúdo quando o aluno chega ao Ensino médio e garanto que se tivesse acertado essas questões, ele já estaria cursando uma faculdade.
                                É isso...espero ter ajudado mais uma vez...bjos bjos bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário