sábado, 20 de agosto de 2011

Geometria para nossos pequeninos.

                      Tenho uma preocupação muito grande com a geometria. Na educação infantil dá-se realmente muita ênfase a ela, com as introduções de ideias de perspectiva, longe, perto, grande, pequeno, largo. fino, maior, menor.... e muitas outros conceitos. Depois disso vemos as professoras iniciarem a mostrar as figuras geométricas ( quadrado, círculo, triângulo e retangulo) e sempre relacionadas com alguma cor que estejam trabalhando juntamente com a  vogal. Fazem assim: apresentam um círculo amarelo, por estarem iniciando as vogais, um triângulo azul e assim por diante. a geometria para crianças também é muito além de picar aquele monte de quadradinhos e pedirem para colarem na centopeia...kkkkk.  Podemos ir além e nunca subestimar a inteligencia dos nossos pequeninos. Apresento aqui um livrinho muito legal, para que possamos modificar e dinamizar nosso processo de aprendizagem.
                           Este livrinho é mágico, colorido e vai lhe render bons frutos. Além de contar a historinha, pode também trabalhar interpretação oral de texto. Fazer perguntas pertinentes a ele. Mostrar as figuras e logo após oferecer atividades que logo vai surgir...
                           Ele trabalha os números até 3, cores e formas geométricas. Eu o acho perfeito para ser usado na educação infantil ( até 4 anos). E a historinha é muito engraçada. as atividades decorrentes desse livrinho, podem ser inúmeras ...depende do quanto você deseja trabalhar é claro...mas eu sugiro uma muito legal que não deve ser novidade para ninguém.
              Uma das sugestões é que recorte varias figuras geométricas ( pode ser 3 cículos, 4 triangulos, 3 quadrados, 2 trapezios e 2 retângulos), pode ser de papelão, ou de papel colorsete, cada figura com cores coloridas e diferentes e coloque dentro de um envelopinho e entegá-los uma folha A4, para as meninas da cor rosa e para os meninos verde ou azul. Mas tem que ser dentro de um envelopinho???????? É claro que sim...os pequenos adoram surpresa e eles vão adorar quando falar assim : "Abram somente quando a tia falar 3!!!!! ". Esta atividade será dada após a leitura e a interpretação oral do mesmo.

              Observe que as imagens são bastante coloridas, contém todas as figuras que voce iria apresentar da forma tradicional e ainda vai proporcionar aos pequenos um momento de prazer ao ouvir a história. Penso que é de exterma importancia desenvolver em nossos pequenos dois hábitos : o de ler  e o de ouvir. Nossos alunos não sabem ouvir e não desenvolveram a leitura.

                Essa dificuldade veremos mais  a frente quando chegarem à alfabetização. Nós vemos carinhas redondinhas, carinhas triangulares, carinhas quadradinhas, temos carrinhos, bolas, cabelinhos de várias formas.... e eram 3 irmãos com uma historinha muito legal. ainda podemos fazer muitas perguntas sobre o relacionamento dos alunos com seus irmãozinhos, se brigam muito, se ajudam a mamãe em casa....e o assunto vai render muito.


                 Muitos pensam que trabalhar com educação infantil é fácil, pois eu digo que não é. É aí que tudo se inicia e se a professora não tiver uma certa amizade coma matemática, ela com certeza passará isso a seus alunos. As professoras costumar se importar mais em mostrar  as vogais, seu reconhecimento e seguir o plano de aula voltado a isso. Sugiro que dê a mesma importancia tanto para o letramento quanto para a parte matemática.
                Lembra daquele envelopinho que citei no início? pois bem, depois de contar até 3  e pedir que os pequenos o abram, eles ficarão surpresos com as cores e as figuras que estarão dentro dele, e voce vai mostar para eles algumas coisa que voce fez em casa e que agora é a vez deles. Deixe o livrinho passar de mão em mão, deixe-os verem, senti-lo, saboreá-lo. Dê aos pequenos essa liberdade. Logo depois coloque o livrinho aberto em algum lugar que todos possam ver e vamos iniciar a atividade. 
                                                                




 

 Essas foram as atividades que voce fez em casa e que vai mostrar a eles. é claro que eles tem mais figuras que voce, então as possibilidades de desenhos que farão, serão muitas e pode acreditar que eles são muito criativos. Depois das colagens feitas, voce pode e deve fazer um lindo mural , na sala mesmo para que eles possam sempre ver seu trabalho e voce usar sempre que necessitar para relembrar as cores e as formas geométricas. Se eles quiserem , voce pode perguntar se desejam olhinhos nos rostinhos. No barquinho voce pode oferecer material para que seja feito o mar, pode ser de guache azul ( molhe o dedinho deles no potinho e peça-os para fazerem o mar..). HIIIIIIIIIIII...... você é maluca...vai fazer muita sugeira,,,,isso vai me dar muito trabalho...Tô fora disso....pois é:  Nossos futuros alunos do 6º ano e dos próximos anos de escolaridade, dependem muito de você amiga. Está na hora de inovar, acompanhar as mudanças para que não tenhamos gerações de alunos com tantas dificuldades em matemática e em geometria. Espero ter contribuido para sua próxima aula...Boa sorte...bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário